SAAI - SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO A INCLUSÃO - ALGUMAS ATIVIDADES

Mens@gem para você –
aprendendo a utilizar o e-mail

ATIVIDADE REALIZADA EM 2011  NA SAAI - EMEF JOÃO RAMOS
AULO AUTISTA MATHEUS SANTANA - 16 ANOS   E WILLIAN LOURENÇO-  (DI - SEQUELA DA PC) DE 13 ANOS
O correio eletrônico ou e-mail foi uma das primeiras formas de interação
surgidas na Internet. A velocidade de troca de mensagens a partir da diminuição do
tempo e da distância possibilitada por esse recurso mudou o modo de comunicação
entre as pessoas. Hoje, ter um endereço de e-mail é item fundamental para tornar-se
sujeito ativo na sociedade atual, marcada pela evolução constante das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs).


OBJETIVOS
• Criar e-mail pessoal.
• Exercitar o preenchimento de cadastro na Internet.
• Aprender as funções de um e-mail no mundo moderno, seus recursos e como
enviá-lo.
• Utilizar o e-mail como ferramenta de aprendizagem pedagógica.
• Desenvolver a autonomia na troca de e-mails.




MEU CORPO É ASSIM !

MÚSICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DO CORPO:

Meu pézinho,meu pézinho
Vou tocar vou tocar
E o sapatinho.
E o sapatinho
Vou calçar.
Vou calçar.

BRINCANDO COM OS DEDINHOS:
Trim Quem é? (dedo mindinho) bater um no outro.Voz bem fininha
Sou eu. (polegar) Voz bem forte
Eu vim aqui para brincar.(dedo anular)
Pode entrar.(dedo médio) Pode entrar
Olá, olá! (bater os dedinhos combeijinhos )

CABEÇA E OMBRO: CONHEÇO UM JACARÉ:
Cabeça, ombro, perna e pé Conheço um jacaré
Perna e pé. Que gosta de comer
Olhos, ouvidos, Esconde sua (mão)
Boca e nariz, Senão o jacaré come
Cabeça, ombro perna e pé, Sua mão e o dedão do pé.
Perna e pé. (VARIANDO AS PARTES DO CORPO)

RODA DE CONVERSA:
Em frente o espelho pedir que as crianças observem o seu próprio corpo.
Utilizar uma boneca para que as crianças identifiquem as partes do corpo.
Estimular as crianças para nomear e tocar em várias partes do corpo do colega.
Mencionar partes do corpo para que os alunos a toquem.
Fazer um painel com figuras humanas recortadas de revistas.
Sugerir movimentos que identificam partes do corpo.
Ficar nas pontas do pé.
Colocar as mãos na cabeça.
Colocar as duas mãos nos pé.
Colocar uma das mãos na cintura e a outra no joelho.
Pintar os dedos imitando fantoches.

CONTAR UMA HISTÓRIA DE UMA MÁGICO QUE CONCERTA TUDO.
Então o que está faltando nessa figura que ele vai concertar?
Dar figuras incompletas para que as crianças identifiquem as partes do corpo.
Iniciar um desenho na lousa e pedir que um aluno termine de desenhar.
Distribuir quebra-cabeças do corpo humano para que encaixem as peças.

NO COMPUTADOR
Com o uso do "Paint" o aluno desenhou o corpo humano "um homem"
usamos as formas GEOMÉTRICAS do "Paint"
imprimir e recortar e colar junto com imagens de revistas previamente selecionadas.

NA QUADRA
construção de um corpo com a ajuda do colega como modelo
nomear as partes do corpo. O professor pode ser o escriba
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser constante através de observação e das percepções que surgem ao longo do processo?
Conseguiram identificar as partes do corpo







ATIVIDADE DA VIDA DIÁRIA (AVD)

Ø As atividade de vida diária, também chamadas de AVD, incluem as atividades rotineiras como alimentação, vestir e despir, banho e higiene pessoal.


Proporciona:

Ø Bem-estar
Ø Segurança
Ø Autoconfiança

Exige:

Ø Coordenação
Ø Equilíbrio
Ø Movimentação fina das mãos
Ø Visão
Ø Força muscular

O ALUNO MAYCON DE 6 ANOS CHEGOU COM UMA GRANDE DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO TRABALHANDO ESTAS ATIVIDADES ELE SE DESENVOLVEU MUITO.







ATIVIDADES DO ALUNO USANDO TECNOLOGIA ASSISTIVA 




Perfil do aluno: Os alunos foram 2 DI e um autista todos do sexo femininos com idade entre 15 a 17 anos, 2 estão no ciclo II e um no ensino médio apenas o aluno M. Tem muita dificuldades com a fala. 

A proposta de trabalho conhecerem o programa DOSVOX e um jogo da memoria diferente
1ª etapa reconhecendo o programa
2ª etapa demostrei como usamos
3ª etapa jogamos o jogo: regras, teclas e uso 

Blogs

Perfil

Minha foto
Cantinho da Marcinhatinelli
São Paulo, SP, Brazil
Sou Mãe, professora, cantora, musicista (Sax alto), cabeleireira, manicure, artesã e especialista em Educação Especial Formada pela UNESP. Mas sou MARCIA como muitas que conheço. atualmente estou na SAAI da EMEF João Ramos P.A., sempre estudando. e tenho este blog a muitos anos. Sempre tentando deixa-lo melhor. Tem muita coisa aqui e vou recheá-ló de tudo que tenho e estou aprendendo. Abraços Marcinha tinelli *
Ver meu perfil completo